22 de mayo de 2015
Prestar atenção? Só durante 8 segundos
Prestar atenção? Só durante 8 segundos
O Globo, sexta-feira, 15 de maio de 2015
Se já era difícil captar a atenção
das pessoas quando as tecnologias digitais não existiam, agora ficou pior. Um
estudo desenvolvido pela Microsoft revelou que o tempo médio de atenção das
pessoas caiu de 12 segundos no ano 2000 para oito em 2013. A queda no nível de
concentração coloca os humanos num nível abaixo até mesmo de um peixinho
dourado, que é capaz de se manter atento por até nove segundos.
De acordo com a pesquisa, a
diminuição é fruto da revolução móvel — com a chegada e contínuo
aperfeiçoamento de smartphones e tablets —, que disseminou a conexão ao
ambiente digital de maneira constante.
“Pessoas que ficam conectadas em
vários dispositivos ao mesmo tempo encontram dificuldade para filtrar estímulos
irrelevantes — e são mais facilmente atraídas por múltiplos fluxos de mídia”,
aponta o relatório.
Cérebro multitarefa
A pesquisa, feita no Canadá,
monitorou duas mil pessoas e estudou a atividade cerebral de outras 112 através
de eletroencefalogramas. Além da perda nos níveis de atenção, o estudo
identificou que o cérebro desenvolveu uma capacidade muito maior de realizar
várias tarefas ao mesmo tempo.
Segundo a Microsoft, as
transformações são fruto da habilidade do cérebro de se adaptar a novas
condições. A queda nos níveis de atenção seria então uma consequência da
evolução para a internet móvel.
O estudo também identificou uma
diferença de comportamento entre as gerações. Pelo menos 77% dos jovens de 18 a
24 anos responderam que, quando nada prende a atenção deles, a primeira coisa
que fazem é olhar o celular. Na faixa etária de mais de 65 anos, apenas 10%
responderam ter o mesmo comportamento. Quando perguntados se a última coisa que
fazem antes de dormir é olhar o celular, 73% dos jovens responderam que sim,
contra 18% dos idosos.
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario