Índice
·
3 Fontes
|
12 de octubre de 2012
ESPAÑOLES NACIDOS EN CATALUÑA DE PROYECCION UNIVERSAL - V
ISAAC ALBENIZ
Isaac Albéniz (Camprodón, 29 de maio de 1860 - Cambô-les-Bains, 18 de maio de 1909) foi um
compositor, pianista e dramaturgo espanhol.
Como uma criança que era excepcionalmente talentosa
no piano, apresentou-se pela primeira vez públicamente em Barcelona, com quatro
anos. Dois anos depois sua mãe o levou para Paris, onde, durante nove meses,
ele estudou com Antoine François Marmontel, um renomado professor de piano no
Conservatório de Paris. Tentou inscrever-se no Conservatório de Albéniz, mas
foi negado a admissão, porque era muito jovem. Ao retornar à Espanha, deu
vários concertos e publicou a sua primeira composição, Marcha Militar.
Em 1868 a família mudou-se para Madrid , onde
começou a estudar na Escola Nacional de Música y Declamación (atualmente no
Conservatório Real de Música). O menino pianísta inspirou grandes elogios e foi
aclamado como o maior prodígio na Espanha, sendo muitas vezes comparado a
Mozart. Logo, porém, Albéniz tornou-se inquieto e impaciente com seus estudos.
Insatisfeito com sua situação, ele se rebelou e começou a fugir de casa.
Provavelmente, com doze anos , ele fugiu para a Argentina como um clandestino
em um navio. Enquanto estava lá ele disse ter ganhado a uma vida tocando em
bares até que ele foi capaz de organizar uma série de concertos que rendeu um
montante considerável de dinheiro - o suficiente para lhe permitir viajar a
Cuba, Porto Rico e Estados Unidos. Segundo Gilbert Chase e outros, uma vez em
Nova York, Albéniz, vivendo quase como indigente teve que trabalhar como
porteiro de cais. Estes mesmos escritores afirmam que Albéniz também tocava
piano , atraindo a atenção por brincar com as costas dos dedos, enquanto estava
longe do piano! "Com este truque, ele ganhou dinheiro suficiente para
viajar até San Francisco, e para pagar o seu caminho de volta para a Europa".
Mais tarde, naquele mesmo ano, com a ajuda do conde
Guillermo Morphy, secretário particular do rei Alfonso XII, Albéniz obteve uma
bolsa de estudos para estudar no Conservatório de Bruxelas, onde, em 1879, ele
ganhou o primeiro prêmio de desempenho no piano. Sua maior ambição no momento,
porém, foi estudar com Franz Liszt. Portanto, aos vinte anos, ele deixou
Bruxelas para Budapeste, a fim de cumprir o seu sonho.
Albéniz, ao que parece, viajou todo o caminho até a
capital húngara, apenas para achar Liszt, que, não estava na residência no país
no momento.
Ao descobrir que Liszt não estava disponível,
Albéniz retornou a Madrid, onde ele passou os dois anos seguintes, dando
concertos e turnês pelas principais cidades da Espanha. Foi por volta de nessa
época que ele compôs suas primeiras obras para o teatro musical, Três Zarzuelas
", um dos quais, Cantalones de Gracia, foi bem recebido pela imprensa de
Madrid".
O ano de 1883 foi um importante ponto na vida de
Albéniz. Depois de uma turnê sul-americana, ele se estabeleceu em Barcelona,
onde ele conheceu Felipe Pedrell (1841-1922), que é às vezes descrito como o
pai da música espanhola. Pedrell foi um professor, compositor e musicólogo que
tinha feito uma quantidade considerável de pesquisa em música espanhola antiga.
Um fervoroso nacionalista, que era "a sua convicção de que os compositores
espanhois devem escrever música em espanhol", ou seja, "música
enraizada na cultura espanhola ", adquirindo a sua expressão e técnicas de
canções folclóricas e danças nativas. Pedrell idéias é feita uma profunda
impressão em Albéniz, que até este ponto, composto quase exclusivamente no
salão de estilo europeu da época. Ou seja, ele compôs mais curto, peças para
piano simples no estilo de Schubert, Chopin e Brahms.O outro acontecimento
importante de 1883 foi o casamento Albéniz com uma de suas alunas, Rosita
Jordana.
Em 1885 o casal mudou-se para Madrid, onde Albéniz
rapidamente se estabeleceu como um professor de piano e intérprete virtuoso do
mais alto nível. Seu estilo era tão impressionante que foi muitas vezes
comparada ao de Liszt e Anton Rubinstein, os dois mais celebrados pianistas do
século 19. Sua carreira como pianista atingiu seu pico durante os anos 1889-92,
quando ele visitou a Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Bélgica e França. Seu
maior sucesso veio em Londres, onde ele deu vários recitais, o primeiro dos
quais foi no Hall do Príncipe em 12 de junho de 1889. Este foi seguido por
apresentações em St. James Hall, Steinway Hall, e do Palácio de Cristal.
No meio de toda esta actividade, Albéniz composto
por uma quantidade considerável de músicas em uma variedade de estilos, por
exemplo, o Anciennes Suites, três suites de danças neo-barroco que
data de cerca de 1886; Deseo: Estudio de concierto,
op. 40, um concerto com o estilo de Liszt;Chopinesque,primeiro concerto de piano , Concierto fantastico , Op. 40. Mas o mais
importante, foi durante essa época que ele começou a produzir música
instrumental que mostrou a influência dos idiomas espanhol. Pieces como Suite
Española, Op.. 47 ( Granada , Cataluña, Sevilla , and Cuba only), Seis Danzas
Españolas, and Rapsodia Española, Op. 47 (Granada, Catalunha, Sevilha, e Cuba
só), Seis Danzas Españolas, e Rapsodia española, Op.70 para piano e orquestra
foram todas compostas por volta de 1886-87. Bermeja Torre (Op. 92, No. 12), que
foi incluído no programa do referido Prince's Hall, foi escrito em 1889.
Albéniz passou os 1890 anos de 1893 principalmente
em Londres, onde o seu interesse em escrever para o teatro musical foi
reacender. Além de compor música para piano e regularmente dar concertos em
Londres e outras grandes cidades europeias, ele escreveu algumas operetas e
canções de sucesso que levou para ele ser nomeado temporariamente principal
compositor e maestro do Prince of Wales Theatre.
Tempos depois, frustrado e com a saúde debilitada,
Albéniz virou as costas para escrever para o teatro lírico e retornou à tarefa
solitária de compor música de piano. Entre 1905 e 1909, ele produziu sua
obra-prima, a Iberia, um conjunto de doze peças para piano, coletadas em quatro
livros. Trabalho de sofisticação notável e dificuldade técnica, essas
"doze novas impressões" - como são chamados no subtítulo - constituem
uma síntese imaginativa de espanhola (isto é, na maior parte da tradição
Andaluzia ),estilo romântico influenciado por Liszt, Dukas e D 'Indy.
Em março de 1909, quase incapacitado por sua
aflição, ele se mudou com sua família de Nice (onde tinham vivido desde 1903)
para Cambo-les-Bains, nos Pirineus franceses. Lá, ele morreu no dia 18 de maio
de 1909. Seu corpo foi levado para o Barcelona e sepultado no Adro Sudoeste.
Isaac Albéniz é sempre descrito como tendo sido um homem bom e generoso com um
senso de humor, um extrovertido que era amado e respeitado por todos.
Foi uma das figuras mais importantes da história
musical da Espanha, além de ter contribuído para criar um idioma nacional e uma
escola nativa de música para piano. Estudou no Conservatório de Bruxelas. Foi
influenciado por Franz
Liszt, Paul
Dukas, Vincent d'Indy, Felipe Pedrell, Debussy e Ravel, além de ter
captado elementos da música pianística de salão do século XVIII, da harmonia
impressionista e da música folclórica espanhola. Como pianista, ele era
habilidoso e possuía um estilo muito pessoal.
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario