8 de octubre de 2009

Como funciona a etiqueta RFID

Como funciona a etiqueta RFID

por Kevin Bonsor - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Kevin Bonsor. "HowStuffWorks - Como funciona a etiqueta RFID". Publicado em 16 de abril de 2001 (atualizado em 15 de junho de 2007) http://eletronicos.hsw.uol.com.br/etiqueta-rfid.htm (23 de setembro de 2009)

Neste artigo
1.
Introdução

2.
Reinventando o código de barras

3.
Etiquetas inteligentes

4.
Mais informações

5.
Veja todos os artigos sobre Gadgets
Introdução
As longas filas no mercado são a maior reclamação de quem faz compras. Em breve, elas podem desaparecer, quando o código de barras UPC (Código de Produto Universal), encontrado por toda parte, for substituído por etiquetas inteligentes, também chamadas de etiquetas de identificação por rádio freqüência (RFID). Essas etiquetas são códigos de barras inteligentes, que podem se comunicar com um sistema de rede para rastrear todos os produtos que você colocou no carrinho.


Imagem cedida pela Motorola
Etiquetas inteligentes como as do BiStatix da Motorola vão permitir que os fabricantes rastreiem seus produtos o tempo todo
Imagine ir a um mercado, encher o carrinho e sair direto pela porta, sem nunca mais ter que esperar enquanto alguém registra item por item da compra. As etiquetas RFID se comunicarão com um leitor eletrônico, que vai detectar todos os itens no carrinho e registrá-los quase que instantaneamente. O leitor será conectado a uma ampla rede, que mandará informações sobre os produtos aos varejistas e aos fabricantes. Seu banco será informado e o total será debitado da sua conta. Sem filas, sem espera.
As etiquetas RFID, tecnologia até então limitada a rastrear gado, farão em breve a mesma coisa com trilhões de produtos de consumo pelo mundo. Os fabricantes saberão a localização de cada produto do momento em que é feito, até quando for usado e jogado fora. Neste artigo, você conhecerá os tipos de etiquetas RFID que estão em desenvolvimento e como funcionará o sistemas de rastreamento dessas etiquetas inteligentes por toda a cadeia de abastecimento.
PRÓXIMA >
Neste artigo
1.
Introdução

2.
Reinventando o código de barras

3.
Etiquetas inteligentes

4.
Mais informações

5.
Veja todos os artigos sobre Gadgets

Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:

O RFID é uma tecnologia que permite que objetos possam ser identificados em um processo sem a intervenção humana. A ilustração abaixo demonstra de forma bem simplificada o funcionamento de um projeto com RFID:




1. Tag RFID: é a etiqueta eletrônica do produto, ela possui um circuito eletrônico que detém um código identificador (ID), através deste código o produto é monitorado pelo sistema. Atualmente no mercado existem diversos tamanhos e formatos de tags RFID, cada aplicação pode exigir uma tag específica;



2. Antena RFID: a antena é responsável pela geração do campo magnético que torna possível a leitura das tags. As leituras realizadas pela antena são enviadas para o leitor RFID. A distância de leitura das tags depende de qual frequência o sistema está operando, podendo variar de 7cm até kilômetros, dependendo da tecnologia e aplicação empregada;



3. Leitor RFID: é o equipamento “concentrador” dos dados enviados pela(s) antena(s) e tem a função de receber, converter e repassar os dados para a rede corporativa / servidores de aplicação da empresa;



4. Servidor de aplicação (Middleware): é onde a inteligência do sistema está armazenada, o middleware é o software responsável por processar as leituras provenientes do leitor RFID de acordo com as necessidades do cliente. O middleware pode ou não ser integrado ao sistema ERP já existente na empresa;



5. Análise de informações: através das leituras automáticas realizadas pelo sistema RFID, é possível analisar informações (relatórios) que são cruciais para a tomada de decisões.





Como pode ser observado, o RFID pode ser aplicado em diversas áreas, por exemplo:



Alguns dos benefícios do RFID são:

Automação operacional: redução de processos manuais como captura de dados, minimizando a falha humana e permitindo que as pessoas envolvidas no processo se dediquem a atividades de maior valor agregado;

Integridade de informações: informações atualizadas em tempo real, facilitando a rastreabilidade e eliminando custos com perdas de materiais;

Agilidade logística: redução do tempo de movimentação de materiais e busca de informações;

Informação à mão: disponibilidade de dados e informações que permitam uma tomada de decisão melhor e mais rápida;

Melhoria de processos: permite à empresa explorar novas aplicações em sua cadeia de suprimento, melhorando o atendimento ao cliente e o relacionamento com parceiros;


Quem deve utilizar o RFID?

Empresas que tenham volume considerável de produtos ou insumos para controlar;
Empresas que desejam reduzir perdas e desperdícios;
Empresas que desejam agilizar o atendimento aos seus clientes;
Empresas que desejam aumentar sua produtividade utilizando de forma mais eficiente seus recursos humanos;
Empresas que desejam se planejar melhor com relação aos seus objetivos;
Empresas que desejam lucrar mais.


O que a ONIUM oferece?

A Onium oferece todo o suporte para a implantação de um projeto RFID bem sucedido, desde a sua análise de viabilidade técnica e econômica, especificação e fornecimento de equipamentos necessários, desenvolvimento e implantação do projeto até o suporte pós-implantação, garantindo o total atendimento aos requisitos de nossos clientes.