23 de noviembre de 2011

'Indignados' trocam praça por luta a favor de sem-teto

 

 Índice geralMundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros'Indignados' trocam praça por luta a favor de sem-teto

DO ENVIADO A MADRI
O frio e a proximidade do inverno fizeram os indignados da Espanha mudarem seus planos de ação.
Os jovens que passaram parte da primavera e do verão acampados em praças para protestar contra a política econômica do país agora ajudam famílias sem teto a invadir prédios que foram retomados pelos bancos por falta de pagamento das hipotecas.
Um dos imóveis invadidos fica na rua Corredera Baja de San Pablo, em Malasaña, um bairro boêmio.
O prédio de cinco andares está ocupado desde a semana passada por pessoas que se autodenominam indignados ou anarquistas. Um deles é Luis, de 19 anos, cabelo moicano e um hamster no ombro.
Ele diz que era garçom e que está sem emprego há um ano. "Morava nas ruas, agora estou aqui. Somos 16 famílias nesse prédio, e temos uma vida normal", afirma.
Na verdade, não tão normal. Enquanto ele conversava com a Folha, ontem de manhã, uma mulher atirou um copo da varanda do segundo andar.
"Saiam daqui. Já não nos basta nossa vergonha?" gritou, fechando os vidros.
Reclamava de uma equipe de TV que fazia imagens da fachada do prédio.
A cena mostra um pouco a divisão entre os invasores.
Luis, que se identifica como anarquista, quer publicidade para o que chama de luta "pela mudança da forma de pensar a sociedade e dividir a riqueza do país". A mulher, que aparenta 50 anos, parece querer só um teto.
A rua onde fica o prédio invadido exibe sinais da crise. Há lojas fechadas, e outras vendem bugigangas chinesas por € 0,60 cada. Um cinema grande que havia ali (Cines Luna) continua fechado. Um outro, o Cine X, de filmes pornôs, está abandonado.
Há muitas paredes pichadas. Numa delas, uma mensagem aos partidos políticos: "Nossos sonhos não cabem em suas urnas".(VM)

No hay comentarios: