28 de abril de 2016

SÃO LUIS GRIGNION DE MONTFORT — na Terra, uma das maiores glórias de Maria Santíssima

Agência Boa Imprensa – ABIM
N.B. La espiritualidad de la Familia de almas fundada por el Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, es una espiritualidad esencialmente mariana, en la que se tiene totalmente presente el papel de la Mediación Universal de la Virgen María. Todos los miembros de esta Familia de Almas estamos consagrados a Nuestra Señora según el método de San Luis María de Montfort. Hoy se celebra el trescientos aniversario de su muerte.

SÃO LUIS GRIGNION DE MONTFORT — na Terra, uma das maiores glórias de Maria Santíssima

Agência Boa Imprensa
São Luís Maria Grignion de MontfortNeste dia 28 comemora-se o terceiro centenário da morte de São Luís Maria Grignion de Montfort — transcorrida em 28 de abril de 1716. Esse extraordinário missionário francês foi sem dúvida um dos maiores apóstolos da devoção a Nossa Senhora.
Entre várias de suas obras mariais, destaca-se o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, do qual, certamente, pode-se afirmar que foi sua obra capital. Esse livro conhecido no mundo inteiro é considerado um livro profético que previu o que São Luis Grignion denominou de “Reino de Maria”. O que foi confirmado em Fátima, em 1917, quando a Santa Mãe de Deus revelou que “Por fim, o meu Imaculado Coração de Maria triunfará”Ou seja, após os castigos, também anunciados em Fátima, advirá o triunfo do Imaculado Coração, que será a plenitude do Reino de Cristo na Terra.
Em seu testamento, Plinio Corrêa de Oliveira fez referência a este providencial livro ao deixar consignado: Agradeço da mesma forma a Nossa Senhora — sem que me seja possível encontrar palavras suficientes para fazê-lo — a graça de haver lido e difundido o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Montfort, e de me haver consagrado a Ela como escravo perpétuo. Nossa Senhora foi sempre a luz de minha vida, e de sua clemência espero que seja Ela minha luz e meu auxílio até o último instante de minha vida”. (Revista Catolicismo, Nº 550, outubro/1996).
Em memória dos 300 anos do passamento desse doutor marial por excelência, que foi São Luis Grignion de Montfort, transcrevemos a seguir trecho de um célebre artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, quando o santo ainda não havia sido canonizado.
 São Luís Maria Grignion de Montfort

Grignion de Montfort

    Plinio Corrêa de Oliveira
“Legionário”, 21-10-1945
À esq. casa natal do santo; à dir. torre do castelo de Montfort e abaixo quarto onde ele nasceu
À esq. casa natal do santo; à dir. torre do castelo de Montfort e abaixo quarto onde ele nasceu
[...] O extraordinário relevo que damos a uma notícia apagada, que os jornais reproduziram há pouco: a canonização iminente do Bem-aventurado Luis Maria Grignion de Montfort.
A notícia nada significa para o comum das pessoas. Ela significa tudo, para os que conhecem o verdadeiro fundo das coisas. A Providência resolveu jogar sua bomba atômica contra os adversários da Igreja. Perto desta bomba, as convulsões de Hiroshima e Nagasaki não passam de inocentes tremedeiras. Há dois séculos que está pronta a bomba atômica do Catolicismo. Quando ela explodir de fato, compreender-se-á toda a plenitude de sentido da palavra da Escritura: “Non est qui se abscondat a calore ejus” [Não há quem possa subtrair-se a seu calor].
Esta bomba se chama com um nome muito doce. É que as bombas da Igreja são bombas de Mãe. Chama-se O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. Livrinho de pouco mais de 100 páginas. Nele, cada palavra, cada letra é um tesouro. Este o livro dos tempos novos que hão de vir.
*       *       *
Nosso artigo já está por demais longo, para que demos um resumo biográfico da extraordinária vida desse Bem-aventurado. Não sei de nenhuma, que seja mais empolgante e mais edificante. O que em nosso assunto é essencial, em poucas palavras se diz.
Mesa de trabalho do santo e regra para as religiosas Filhas da Sabedoria que ele redigiu
Mesa de trabalho do santo e regra que ele redigiu para as religiosas Filhas da Sabedoria
O Beato Grignion de Montfort expõe em sua obra no que consiste a perfeita devoção dos fiéis a Nossa Senhora, a escravidão de amor dos verdadeiros católicos à Rainha do Céu. Ele nos mostra o papel fundamental da Mãe de Deus no Corpo Místico de Cristo e na vida espiritual de cada cristão. Ele nos ensina a viver nossa vida espiritual em consonância com essas verdades. E nos inicia em um processo tão sublime, tão doce, tão absolutamente maravilhoso e perfeito, de nos unirmos a Maria Santíssima, que nada há na literatura cristã de todos os séculos, que o exceda neste ponto.
Esta devoção, diz Grignion de Montfort, unindo o mundo a Nossa Senhora, uni-lo-á a Deus. No dia em que os homens conhecerem, apreciarem, viverem essa devoção, nesse dia Nossa Senhora reinará em todos os corações, e a face da Terra será renovada.
De que forma? Grignion de Montfort esclarece que seu livro suscitaria mil oposições, seria caluniado, escondido, negado; que sua doutrina seria difamada, ocultada, perseguida; que ela suscitaria automaticamente uma antipatia profunda nos que não têm o espírito da Igreja. Mas que um dia viria, em que os homens por fim compreenderiam sua obra. Nesse dia, escolhido por Deus, a restauração do Reino de Cristo estaria assegurada.
Imagem do santo aos pés da Santíssima Virgem
Imagem do santo aos pés da Santíssima Virgem
Durante séculos, a canonização do Beato Grignion vem caminhando. Por fim, ela chegou a seu termo. É absolutamente impossível que esse fato não tenha um nexo profundo com a dilatação da Verdadeira Devoção no mundo.
E, nós o repetimos, é essa Verdadeira Devoção a bomba atômica que, não para matar mas para ressuscitar, Deus pôs nas mãos da Igreja em previsão das amarguras deste século.
Pois bem, nosso otimismo é este: confiamos imensamente mais na bomba atômica de Grignion de Montfort, e em seu poder, do que nós receamos da ação devastadora de todas as forças humanas.


No hay comentarios: