Um dos mais conhecidos pontos turísticos do Brasil, o Cristo Redentor foi danificado depois do temporal que atingiu o Rio nesta quinta-feira (16). Parte do dedo polegar da mão direita do Cristo quebrou, como mostraram as imagens do Globocop.
As imagens registradas nesta sexta (17) mostram que, na mão direita da estátua, o raio danificou o polegar do Cristo. O dano fica claro quando comparado à mão esquerda, que tem o polegar intacto.
De acordo com padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, que pela manhã deu entrevista à Rádio Globo contando o estrago provocado pelo raio, o dedo médio da mão direita da estátua já havia sido danificado no temporal que atingiu a cidade em dezembro. “Agora registramos uma avaria mais acentuada em toda a mão”, explicou.
Estoque de pedra sabão 
Segundo padre Omar, toda a estátua do Cristo Redentor é revestida de pedra sabão. “Temos um estoque dessa pedra, adquirida da mesma pedreira de Minas Gerais de onde saiu o material na construção original do monumento”. Ele destacou ainda que a estátua passa por reforma permanente e que agora serão contratados restauradores alpinistas para reparar os danos.
Dedo do Cristo Redentor é danificado por raios durante temporal no Rio.
Na noite desta quinta, uma placa informativa, feita de mármore, também foi danificada pelos raios. “Estamos instalando uma Central Digital que vai substituir as placas informativas, porque sempre temos de trocá-las por causa de raios. A os para-raios funcionam, mas essa proteção atmosférica já não está funcionando satisfatoriamente no Cristo”, avaliou padre.
Ao ser questionado se haveria outro sistema para proteger o monumento de descargas elétricas, Omar negou. “Não existe outra medida. Só rezando mesmo.”
40 mil raios 
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em todo o estado do Rio de Janeiro caíram mais de 40 mil raios nesta quinta. O órgão destaca que o monumento do Cristo é atingido, em média, por seis raios a cada ano.
Raios atingem Cristo Redentor
Raios são vistos atrás da estátua do Cristo 



Padre diz que raios durante chuva no Rio danificaram mão do Cristo Redentor

http://www.alagoastempo.com.br/noticia/50205/brasilmundo/2014/01/17/padre-diz-que-raios-durante-chuva-no-rio-danificaram-mao-do-cristo-redentor.html

17 de Janeiro de 2014 16:29
TAMANHO DO TEXTO A+ A-
    Padre diz que raios durante chuva no Rio danificaram mão do Cristo Redentor
Fonte: EFE
O padre Omar Raposo, reitor do santuário do Cristo Redentor, informou nesta sexta-feira (17), em entrevista à "Rádio Globo", que a mão direita da estátua símbolo do Rio de Janeiro foi danificada por raios.
Na noite da última quinta-feira (16), um temporal atingiu a cidade, causando o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no centro, a paralisação de linhas de trem e de metrô e falta de luz em vários bairros. Segundo o padre Omar, o Cristo foi atingido por raios.
"O negócio foi feio ontem lá. Vamos restaurar a mão direita do Cristo. Dizem que raio não cai no mesmo lugar duas vezes, mas lá caiu, viu", afirmou o religioso. "Cai muito raio na floresta, e a gente às vezes tem que evacuar a área com muita agilidade, para que não haja risco para os turistas."
Transtornos
A chuva deixou toda a cidade em estágio de atenção e a bacia de Jacarepaguá, a zona sul e a Baía de Guanabara em estágio de alerta.
A Linha 2 do metrô foi fechada, porque os trilhos ficaram alagados e um trem foi avariado. O MetrôRio chegou a estender a sua operação até a 1h de sexta-feira.
A Light informou que o fornecimento de energia em Botafogo, Jardim Botânico, Grajaú, Gávea, Santo Cristo, Engenho Novo, Ilha do Governador, Campo Grande, Jacarepaguá e Nova Iguaçu foi interrompido devido a queda de árvores e objetos sobre a rede.
Na zona norte, o Centro de Operações registrou um bolsão de água na estrada do Galeão, na entrada da Ilha do Governador, e outro na avenida Pastor Martin Luther King Junior com a estrada do Barro Vermelha, em Rocha Miranda. A avenida Amaro Cavalcanti, na altura da rua Cônego Tobias, também estava alagada. Ainda na manhã desta sexta, havia vias alagadas na região.
As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário de 21 comunidades foram disparadas, e os moradores se dirigiram aos pontos de apoio distribuídos pelas comunidades. Na Rocinha, em apenas 15 minutos, foi registrada uma leitura pluviométrica de 32,8 mm.
Segundo o Inea (Instituto Estadual de Ambiente), os rios Pavuna, em São João de Meriti, e Quitandinha, em Petrópolis, entraram em alerta para transbordamento devido às chuvas intensas.
Fonte: UOL Notícias