17 de mayo de 2010

Orgulho e cobiça

Folha de S.Paulo - Madri - Clóvis Rossi Orgulho e cobiça - 16-05-2010



São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010




CLÓVIS ROSSI

Orgulho e cobiça

MADRI - Na terça-feira, o rei da Espanha, dom Juan Carlos 1º, deixou o hospital universitário (e público) Clinic, de Barcelona, depois de extrair um nódulo (não canceroso) do pulmão.
Saiu dizendo que a Espanha deveria se orgulhar de seu sistema público de saúde.
No dia seguinte, o governo, no bojo de um pacotaço de ajuste fiscal, cortou 5% dos salários do funcionalismo, inclusive dos profissionais da saúde. Medida inédita nos 33 anos de democracia.
O que aconteceu de um dia para o outro? O rei morreu? Internou-se em uma clínica privada para curar-se de uma infecção hospitalar contraída no hospital público? Nada. O rei está bem.
O problema é que o rei reina, mas não governa. Até aí, um clássico das monarquias parlamentares. O problema é que o presidente do governo também não governa mais. Nem na Espanha nem em qualquer outro lugar da Europa, pelo menos.
Governam os mercados. A Espanha vinha sendo exemplo de bom comportamento fiscal: deficit minúsculos até 2004 e, daí até 2007, superavit. Vem a crise global, o governo se vê obrigado a estimular a economia, para evitar o colapso total, e inexoravelmente o deficit público dispara, como ocorreu em quase todo o mundo.
Vêm, então, os mercados e exigem sangue, como lobos que são, conforme os definiu o ministro sueco Anders Borg.
A Europa/FMI/Bancos Centrais dão carniça (pacote de US$ 1 trilhão). A Bolsa espanhola tem a maior alta em um dia de sua história. Dois dias depois, sai o pacote de ajuste fiscal, exigido pelos mercados, que impõem, no entanto, uma queda na Bolsa pior do que a do período agudo da crise em 2008.
Os lobos perceberam que vampirizar a economia pode impedir que o governo pague a dívida.
Tarde demais: a cobiça já venceu o orgulho.