19 de junio de 2016

ÁUSTRIA: A Escola Espanhola de Equitação de Viena

Agência Boa Imprensa – ABIM


ÁUSTRIA: A Escola Espanhola de Equitação de Viena

Carlos Eduardo Schaffer
Cavalos
Quem visita Viena pela primeira vez não deve deixar de assistir a um espetáculo da famosa Spanische Hofreitschule — Escola Espanhola de Equitação da Corte.
Trata-se de uma escola de equitação que trabalha com a raça de cavalos Lipizzaner, cujas origens se encontram no fim do século XVI, por volta de 1580.
Os Lipizzaner, nome derivado de uma localidade da atual Eslovênia, Lipitza, provêm de um cruzamento com equinos trazidos da Espanha pelos Habsburgos no século XVI.
CavalosEles são cavalos de forte estrutura e de natureza selvagem, nascem quase pretos, mas na idade madura ficam brancos e depois de treinados se tornam “dançarinos”.
Em 1920, após a Primeira Guerra Mundial, as manadas remanescentes de Lipizzaner foram transferidas de Lipitza, uma aldeia no município de Sežana, no litoral da Eslovênia, perto da fronteira da Itália, para o haras Imperial da Áustria, situado em Piber, a 20 km da cidade de Graz. A criação dosLipizzaner baseia-se numa prática da antiga Lipitza Stud Imperial Farm, fazenda da época do Império Austríaco que ainda hoje segue os velhos métodos de reprodução e criação dos melhores garanhõesLipizzaner. São estes animais que mais tarde vão para treinamento na Escola de Equitação Espanhola de Viena.
Cavalos
Lipizzaner é a mais antiga raça de cavalos para fins culturais da Europa. O Lipitza Stud Piber combina conhecimentos que foram acumulados ao longo de mais de 400 anos.
Sua cooperação com a Escola de Equitação Espanhola de Viena forma um ciclo único, sendo selecionados para esta apenas os melhores garanhões.
Desde o início de junho até 8 de setembro os visitantes de Piber têm a oportunidade de conhecer a vida dos jovens Lipizzaner no treino diário.
CavalosTodos os anos, nos meses de verão, a 1500 metros acima do nível do mar, em Stubalm, na Estíria (https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%ADria ), uma região da Áustria, cerca de 50 jovens garanhões de um a três anos são exercitados a fim de fortalecer os tendões e articulações necessários aos duros exercícios a que serão submetidos. Juntos, eles vagam pelas pastagens de Stubalm. Observar calmamente o jovem Lipizzaner nos prados verdejantes em sua natureza intocada é um espetáculo único!
O segredo da raça Lipizzaner encontram-se nas éguas que garantem a prole para a Escola de Equitação Espanhola e por isso recebem atenção especial. Já em meados do século XVIII, o haras Imperial produzia cavalos tão excepcionais, que as linhagens de éguas ainda hoje são encontradas nos livros genealógicos.
Para atingir a idade adulta o cavalo leva três anos, tempo em que é guardado sob os cuidados de funcionários especializados. Quando tem início o teste de desempenho, ele deve se acostumar lentamente com um novo ambiente, sendo então introduzidos os freios e arreios para que ele ganhe confiança em suas novas tarefas. Mais tarde é posto o arnês para melhorar a sua obediência aos comandos. Somente com a idade de cinco anos é que passará a trabalhar com sela. Então é a hora da Escola Espanhola de Equitação, que vai ensinar os cavalos a se apresentar no palácio.
A Escola Espanhola de Equitação de Viena é uma das mais antigas e tradicionais escolas de hipismo e adestramento clássico de cavalos. Suas origens remontam ao século XVI, quando os Habsburgos começaram a criar e treinar cavalos puro-sangue, provenientes da Espanha. Em 2015 a escola comemorou seus 450 anos de existência.
Cavalos
Em 1735 foi inaugurado o edifício atual da escola, situado no complexo do Palácio Imperial — Hofburg —, construído durante o reinado do Imperador Carlos VI. Neste esplendoroso palácio ginetes se apresentam com movimentos que encantam multidões.
Originalmente os espetáculos eram reservados a pessoas próximas da corte austro-húngara, mas após a queda do Império, em 1918, a escola passou a levar a cabo performances regulares para o público em geral.
Os famosos Lipizzaner entretêm anualmente com seus espetáculos em Viena mais de 150 mil visitantes de todo o mundo. Os espetáculos desses cavalos de alta escola são também apresentados em muitos outros países.
Os cavalos de Viena constituem um bom exemplo do que o homem pode fazer quando governa a natureza de maneira sábia e conforme as leis estabelecidas por Deus.
 Cavalos 3Cavalos 4Cavalos

No hay comentarios: