5 de octubre de 2017

Bispos na Espanha e o Referendo da Catalunha


terça-feira, 3 de outubro de 2017

Bispos na Espanha e o Referendo da Catalunha


A separação da Catalunha é, para mim, uma revolta comunista que vem desde a Guerra Civil. Os comunistas ainda não engoliram a derrota. E as crianças da Catalunha são ensinadas a odiar a Espanha. Devem estar precisando de uma Escola Sem Partido por lá também, como em todos os lugares.

Apenas em termos econômicos, a separação da Catalunha seria uma estupidez. A região representa 20% do PIB espanhol, mas é a região mais endividada da Espanha. A região está quebrada financeiramente.

Como sempre ocorre, políticos de esquerda se aproveitam de crises econômicas para reforçar suas políticas que levam inexoravelmente à divisão, separação, desordem, caos.

Interessante é ver o que disseram os bispos espanhóis sobre o referendo. Em geral, fiquei feliz com a opinião deles, com exceção dos bispos da própria região. Pode-se dizer que os bispos da região ou tentam ficar em cima do muro ou aderiram à divisão, destruição da Espanha.

O jornal The Catholic Herald traz um apanhado das opiniões dos bispos:

- Bispo de Córdoba, Fernandez, disse que a pátria está em perigo com o referendo ilegal, e atribui o atual momento da Espanha à falta de moral e de crença em Deus. Disse que a necessidade do amor à pátria vem do 4º mandamento: honrai pai e mãe. Além disso, o bispo declarou apoio à polícia.

- Arcebispo de Oviedo condenou o plebiscito e disse que a culpa é dos governantes catalães que usam as escolas para doutrinar as crianças.

- Arcebispo de Valência, Cañizares, disse que não há Catalunha sem Espanha nem Espanha sem Catalunha.

- Arcebispo de Barcelona, José Omella, foi mais político. Condenou as ações policiais contra os catalães, disse que o povo catalão deveria ter seu direito respeitado e clamou pela Paz de Deus.

- Bispo de Solsona, Xavier Novell, atacou fortemente o governo e a polícia espanhola, dizendo que a polícia espanhola era um grupo paramilitar e disse que a região tinha direito a se separar da Espanha e que esse direito era o mais importante de todos. Em suma, um bispo político esquerdista.

Em suma, tomem suas posições. A Verdade (Cristo) e o erro em guerra, dentro e fora da Igreja.

No hay comentarios: