23 de noviembre de 2015

IMPORTANTES REVELAÇÕES NA PESQUISA DO ÍNDICE DE DEMOCRACIA DE ISRAEL



Edição 435  Diretor/Editor: Osias WurmanSegunda, 23 de novembro de 2015

IMPORTANTES REVELAÇÕES NA PESQUISA DO ÍNDICE DE DEMOCRACIA DE ISRAEL
 
O Índice de Israel 2015, divulgado pelo Instituto Israelense da Democracia (IDI) revelou, entre outras coisas, o aprofundamento da divisão entre os cidadãos judeus e árabes de Israel.

O Índice, entregue ao presidente Reuven Rivlin pelo Presidente da IDI, Yohanan Plesner, foi baseado em uma amostra de 1.019 entrevistados.

Quarenta e sete por cento disseram que a tensão mais poderosa na sociedade israelense é entre judeus e árabes; em segundo lugar está a tensão entre a esquerda e a direita, com 18 por cento escolhendo este como o maior conflito. Quarenta e dois por cento dos judeus acreditam que a maioria dos árabes israelenses não aceita a existência de Israel e apoia a sua eliminação.


Enquanto isto, 37,5 por cento dos judeus argumentaram que o governo deve incentivar a emigração árabe de Israel. Além disto, 60 por cento dos judeus são a favor de revogar os direitos de voto de quem não declarar sua lealdade a Israel como um Estado Judeu e servir no IDF ou fazer o serviço nacional.
Cinquenta e quatro por cento dos judeus apoiam a distribuição equitativa dos orçamentos para as comunidades árabes. Além disso, 78 por cento dos judeus dizem que não se importam se eles recebem o tratamento de um médico judeu ou árabe. Por outro lado, 67 por cento dos árabes não se sentem parte de Israel e seus problemas.


Setenta e seis por cento dos árabes pensam que eles podem se sentir parte integrante do povo palestino ao ser cidadãos leais de Israel, enquanto 55,5 por cento dos judeus não acreditam que isso é possível.

Oitenta e cinco por cento dos árabes gostariam de ver partidos árabes que unem o governo, enquanto apenas 35 por cento dos judeus apoiam. Na mesma linha, 73,5 por cento dos judeus pensam que as decisões estatais críticas sobre a paz e a segurança devem ser tomadas por uma maioria judaica.

Sobre a questão dos casamentos mistos, uma percentagem quase igual de judeus e árabes expressa forte oposição - dizendo que eles apoiam as atividades de organizações como Lehava que usam meios violentos, até mesmo ilegais para impedir o casamento misto. Trinta e sete por cento dos judeus eram a favor de tais ações e 39 por cento dos árabes.


Os resultados sugerem que a sociedade israelense é ambivalente a respeito de viver ao lado de pessoas de diferentes populações ou pessoas com deficiência. Dos entrevistados, 43,5 por cento não concordam em ter os trabalhadores estrangeiros como vizinhos e 30 por cento não estavam dispostos a ter pacientes reabilitados mentais como vizinhos.

Vinte e quatro por cento não gostariam de viver perto de ultra-ortodoxos e 22 por cento não gostariam de viver perto de um casal do mesmo sexo. Quanto às relações entre judeus e árabes a situação também não é animadora: 36 por cento dos judeus não gostariam de viver ao lado de árabes e o mesmo percentual de árabes não gostaria de viver ao lado de judeus.

O IDF tem o mais alto nível de confiança entre o público judeu, com um voto de 93,4 por cento de confiança. Entre os árabes, as organizações de gestão de saúde de Israel ganharam a maior votação - 82,2 por cento disseram que eles têm fé nas HMOs.

No entanto, uma proporção significativa da população israelense considera que a corrupção do governo é comum: 45,4 por cento dos judeus pensam que o governo é corrupto, assim como 60,8 por cento dos árabes. Consequentemente, apenas 36,2 por cento dos israelenses confiam no governo.
Cidadãos judeus estão divididos quase uniformemente sobre o que eles consideram o aspecto mais importante na definição do Estado: 36,5 por cento disseram que a definição do Estado como Judeu era o mais importante, enquanto 35,5 por cento disseram que defini-lo como democrático era mais importante. Vinte e sete por cento disseram que as duas definições são igualmente importantes.
 
Também sobre o tema da democracia, a maioria do público - 56 por cento - opõe-se à intenção da Suprema Corte ser despojada de sua autoridade para anular leis aprovadas pelo Knesset.
Quanto à liberdade de expressão, 70,4 por cento dos israelenses (69,2 por cento dos judeus e 76,2 por cento dos árabes) opuseram-se à ideia dos israelenses serem legalmente proibidos de criticar o Estado em público. No entanto, 59,1 por cento do público judeu acham que o Estado deve ser autorizado a monitorar o que os cidadãos publicam on-line, no interesse da segurança nacional.


Oitenta e quatro por cento dos entrevistados, árabes e judeus, preferem ficar no país, mesmo que recebessem a cidadania para os EUA ou qualquer outro país ocidental. E 75 por cento dos inquiridos (65 por cento) entre os árabes pensam que sua situação pessoal é boa.

Professora Tamar Hermann, diretora acadêmica do Centro Guttman do IDI para pesquisas, disse que "o que encontramos a partir da pesquisa é que Israel parece mais democrático do que realmente é."
Presidente Reuven Rivlin afirmou que "a força do povo de Israel, a existência de democracia israelense, não é inerente. Precisamos fortalecê-la para sempre, para continuar a lutar por uma verdadeira democracia em Israel. ... Mesmo nestes dias difíceis, é proibido para nós esquecermos que a guerra em casa só vai passar quando lutarmos com a forma de viver juntos, continuar a dialogar e defender o arco de confiança e de ideias."

No hay comentarios: