26 de septiembre de 2011

Barcelona assiste a sua última tourada neste domingo; proibição começa em 2012

Barcelona assiste a sua última tourada neste domingo; proibição começa em 2012




Wikicommons/Marcus Obal
Com o fim desta temporada, touradas na Catalunha ficam banidas a partir de 2012
A província da Catalunha, no nordeste da Espanha, assiste neste domingo (25/09) à sua última tourada. Em 2012, entra em vigor na região, cuja capital é Barcelona, uma lei que proíbe as tradicionais “disputas” entre touro e toureiro –que quase sempre terminam com a morte do touro.
Cerca de 20 mil pessoas devem lotar a arena monumental de Barcelona, que teve os ingressos esgotados, para assistir a performance do matador José Tomás, um dos mais famosos do país, segundo a agência Reuters.
O banimento das touradas na Catalunha foi aprovado em votação apertada no Parlamento local (68 votos a favor e 55 contra), o que reflete bem a divisão da população sobre o tema. Se mais de 180 mil pessoas assinaram o projeto de iniciativa popular que resultou na proibição, não são poucos os catalães que defendem a volta das touradas já no ano que vem.
Leia mais: Espanha: Parlamento catalão proíbe touradas a partir de 2012
Após Catalunha, Colômbia vota proibição de touradas
Já há um movimento da indústria das touradas para revogar a lei. O Partido Popular, uma das duas principais forças políticas do país, questiona a constitucionalidade da lei catalã.
Além dos grupos de defensores dos direitos dos animais, que nos últimos anos aumentaram a pressão para o banimento das touradas, consideradas um “espetáculo medieval”, as corridastambém têm um outro obstáculo de peso para renascerem na Catalunha: a crise da economia espanhola. Isso porque o governo se viu obrigado a cortar os subsídios e vantagens fiscais que eram concedidos aos donos de arenas e fornecedores de animais.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/BARCELONA+ASSITE+A+SUA+ULTIMA+TOURADA+NESTE+DOMINGO+PROIBICAO+COMECA+EM+2012_15473.shtml

No hay comentarios: