28 de febrero de 2009

Espanha já perdeu 90% de suas geleiras

O Globo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Espanha já perdeu 90% de suas geleiras

As montanhas dos Pirineus perderam mais de 90% de suas geleiras ao longo do último século, com consequências para o abastecimento de água na Espanha. Segundo cientistas, é um dos mais dramáticos efeitos do aquecimento global já observados. Há cem anos, as geleiras cobriam 3.300 hectares dos Pirineus, a cadeia montanhosa que divide França e Espanha. Hoje restaram 390 hectares. E um estudo do governo espanhol prevê que as geleiras desaparecerão completamente nas próximas décadas. As perdas e as consequências são mais severas do lado espanhol dos Pirineus.
Ano a ano as geleiras do sul da Europa — nos Alpes e nos Pirineus — têm amargado derrotas contra o aquecimento global. Seu desaparecimento terá severo impacto nas reservas de água no verão europeu.
As perdas são maiores e se o ritmo da última década for mantido, não haverá geleiras na Espanha em 20 anos — declarou ao jornal britânico The Guardian o glaciologista Wilfrid Haeberli, diretor do Serviço Mundial de Monitoramente de Geleiras.
A perda das geleiras trará problemas graves para a agricultura. O cultivo de alimentos é o maior consumidor de água. Com o volume dos rios reduzido, não haverá água suficiente para as plantações. Na Espanha, os rios mais ameaçados são o Gállego, o Cinca e o Garona.