15 de agosto de 2014

PESQUISA DEMONSTRA LENTA EROSÃO NO MURO DAS LAMENTAÇÕES


Edição 370 Diretor / Editor: Osias Wurman Sexta, 15 de agosto de 2014

PESQUISA DEMONSTRA LENTA EROSÃO NO MURO DAS LAMENTAÇÕES
http://www.owurman.com/images/linha_pontilhada.gif

Partes do Muro Ocidental estão minando 100 vezes mais rápido do que as outras, O que pode prejudicar a estabilidade do antigo local sagrado dos judeus, de acordo com um novo estudo, indicando que pode estar em perigo de colapso daqui a centenas de anos.

O Muro das Lamentações é um remanescente do composto templo judaico na cidade velha de Jerusalém, que remonta a mais de 2.000 anos. A estrutura, um muro de contenção do Monte do Templo, é o local mais sagrado, onde os judeus estão autorizados a rezar. O Monte do Templo acima é fora dos limites para os adoradores não-muçulmanos por razões de segurança e religiosas.

O estudo é uma má notícia para aqueles que esperam manter o Muro das Lamentações em pé, por mais 2.000 anos.

Este tipo de risco é medido em décadas, e os cientistas não preveem problema real durante séculos, mas eles dizem que colapsos repentinos são possíveis.

As pedras que estão a corroer mais rapidamente são feitas de pedra calcária de grão fino que se desfaz, mais facilmente, após exposição à água, segundo o estudo constatou.



"A água da chuva entra nas pedras e causa a dissolução. É semelhante ao que acontece com um cubo de açúcar quando ele é mergulhado no café", disse o Dr. Simon Emmanuel, um cientista da terra especializada na interação de água e rocha, que conduziu o estudo junto com a doutoranda em ciências da Terra Yael Levenson na Universidade Hebraica de Jerusalém. "As pedras que são feitas de cristais finos desmoronam muito mais facilmente."

Os resultados, publicados em julho na revista Geology, poderiam ser uma referência para ajudar a preservar o muro, dizem os pesquisadores - talvez por tratar as pedras com um material de ligação.

Construído junto com o Segundo Templo de Herodes, o Grande, um cliente romano, rei da Judéia, os restos do Muro das Lamentações agora chegam a sete níveis de pedra acima do solo. As pedras acima são as linhas mais recentes.

As enormes pedras, da era de Herodes, recebem milhões de orações de peregrinos religiosos a cada ano, muitos dos quais seguem a tradição de colocar bilhetes dentro de seus recantos. Em 2014, figuras famosas como o Papa Francisco e a estrela pop Justin Bieber prestaram seus respeitos. Mas quem visita o site pode ver que algumas das pedras são muito mais erodidas do que outras.

Para medir as diferenças, os investigadores israelitas usaram um scanner a laser da parede para criar um mapa 3-D da sua superfície. No mapa, eles compararam quatro pedras fortemente desgastadas com suas vizinhas bem preservadas. Enquanto as pedras foram preservadas, dificilmente corroídas em tudo - como evidenciado pela visibilidade de suas fronteiras cinzeladas originais - as pedras gastas tinham encolhido em até dezenas de centímetros.

Os pesquisadores não puderam colher amostras da parede, por razões óbvias, mas eles se beneficiaram dos volumes de investigação que tem sido feito no local. As pedras erodidas devem ter vindo de uma antiga pedreira, onde o calcário é composto por minúsculos cristais, enquanto as pedras preservadas supostamente vieram de outra pedreira, onde o calcário é feito de cristais maiores.

Os pesquisadores coletaram amostras de perto das pedreiras antigas, localizadas em Jerusalém, e usaram um poderoso microscópio de força atômica para ver como as diferentes rochas se desintegraram quando entraram em contato com a água. Eles descobriram que as rochas de granulação fina rapidamente perderam partículas minúsculas de sua superfície, provavelmente isso explica a erosão das pedras no Muro das Lamentações.

Os experimentos foram realizados para simular a forma como as pedras interagem com a água da chuva.



Os pesquisadores dizem que as taxas médias de erosão são calculadas e não colocaria em risco a parede por pelo menos várias centenas de anos, embora seja possível que a erosão catastrófica poderia acontecer a qualquer momento.

"Parece que Herodes pode ter sido vítima de empreiteiros de má qualidade", brincou Emmanuel. "Ele era um construtor ambicioso, e houve intensa demanda de calcário na época. Alguns cantos podem ter sido cortados."

O processo de erosão acelerada visto no estudo, o qual envolve as forças químicas e mecânicas, não foi documentado antes. Enquanto as forças físicas são conhecidas por atuar em grandes formações rochosas, os pesquisadores mostraram pela primeira vez os atos da água para moldar rochas, mesmo na escala mícron.

As descobertas podem ajudar a orientar o desenvolvimento de técnicas de conservação mais eficazes, dizem. Em particular, eles dizem, pode ser possível desenvolver materiais que retardam a taxa de erosão ligando os cristais dentro de rochas. Tais técnicas de engenharia poderiam ser aplicadas não só para o Muro das Lamentações, mas também a outros patrimônios históricos e religiosos antigos, em Israel e em todo o mundo.



No hay comentarios: