20 de septiembre de 2017

Inaugurada a primeira base militar dos EUA em Israel

A nova instalação, em um local não revelado no sul de Israel, será uma base permanente para as tropas dos EUA no país

Israel inaugurou na segunda-feira, com o seu aliado americana, uma base conjunta de defesa de mísseis em solo israelense, a primeiro, disse um oficial israelense da Força Aérea Israelense.
A nova instalação, em um local não revelado no sul de Israel, foi anunciada quando o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estava a caminho para encontrar o presidente dos EUA, Donald Trump, em Nova York, à margem da Assembléia Geral da ONU.
“Nós inauguramos, com nossos parceiros do Exército dos Estados Unidos, uma base americana, pela primeira vez em Israel”, disse o general de brigada Tzvika Heimowitz, chefe das defesas de mísseis israelenses, aos jornalistas.
“Uma bandeira americana está tremulando permanentemente sobre uma base do Exército dos EUA situada dentro de uma das nossas bases”.
Heimowitz disse que o movimento não foi uma resposta direta a qualquer incidente específico ou ameaça imediata, mas foi uma combinação de “lições aprendidas” na guerra de 2014 em Gaza e análise de inteligência de perigos futuros.
“Temos muitos inimigos ao nosso redor, perto e longe”, disse ele.
O chefe da Força Aérea de Israel, em novembro, alertou os vizinhos sobre o poder militar “inimaginável” à disposição do país.
Em 7 de setembro, o Exército da Síria acusou que aviões de guerra israelenses atingiram um dos seus posições, matando duas pessoas em um ataque que um monitor disse que visava uma instalação onde o regime supostamente produz armas químicas.
Israel, sem confirmar que esteve por trás do ataque, advertiu indiretamente a Síria e ao Irã que não toleraria nenhum “corredor xiita de Teerã a Damasco”.
Israel acusa o Irã de construir instalações para produzir “mísseis guiados de precisão” na Síria e no Líbano e Netanyahu deve reiterar o ponto em suas conversas com Trump.
O país comprou 50 caças furtivos F-35 dos Estados Unidos.
Israel tem um sofisticado sistema de defesa antimíssil, incluindo o interceptor de curto alcance Iron Dome que conseguiu derrubar foguetes disparados da Síria, do Líbano, da região do Sinai sem lei do Egito e da Faixa de Gaza.
Ele também possui o sistema de defesa de mísseis David’s Sling e Arrow de médio alcance, projetado para combater ameaças mais distantes.
Heimowitz não comentou o papel específico da nova base conjunta, mas disse que as “poucas dúzias” de pessoal dos EUA estarão sob comando israelense.
“Isso não faz parte de um exercício ou manobra”, disse ele. “É uma presença como parte do esforço conjunto de Israel e dos EUA para melhorar a defesa”.
FONTE: Middle East Eye

No hay comentarios: