12 de julio de 2016

ISRAEL DEVE AFASTAR-SE DE TRUMP


Edição 469  Diretor/Editor: Osias WurmanSexta, 08 de Julho de 2016
ISRAEL DEVE AFASTAR-SE DE TRUMP
https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEgAPTnr3WerNvi29fOp_kovcpfj-nNAFjUjeVeGHziDBWHKyGMVEO1qJmVPxkWwemjDAmJzCAHYwAJz2Echo0e_unvbqxjAwQtoDXmdGtcCArjwV9YZUHcEuidE_w3nkINcvR8gcfNRZ0z4yj0jHH_ywBU=s0-d-e1-ft

Guga Chacra – De Nova Iorque para a Rua Judaica

Israel precisa denunciar e se distanciar cada vez mais de Donald Trump. O governo de Benjamin Netanyahu agiu corretamente ao evitar uma viagem do candidato republicano ao país. Mas chegou a hora de criticar as ações não apenas islamofóbicas como também antissemitas de Trump.

No último sábado, horas depois de anunciarem a morte de Elie Weisel, sobrevivente do Holocausto e Nobel da Paz, Trump publicou no Twitter uma imagem de Hillary Clinton dentro de uma estrela de David com dólares ao fundo com uma frase indicando que a democrata é a candidata mais corrupta de todos os tempos.
A parte em que acusa Hillary de corrupta não é um problema. Estas afirmações são comuns em campanhas eleitorais. O problema foi ter associado a estrela de David em um contexto claramente usado por antissemitas. Pior, a imagem, segundo reportagem do New York Times, foi retirada de um site supremacista branco que costuma atacar judeus e muçulmanos. A postagem foi condenada pela Anti-Defamation League.
Trump apagou a imagem, mas ontem disse que foi um erro ter apagado. O republicano também se recusa a pedir desculpas. Não dá para cravar que ele seja antissemita. Seu genro, que é um judeu ortodoxo, escreveu artigo garantindo que o sogro não é contra judeus. Mas o fato é que muitos seguidores de Trump são supremacistas antissemitas e islamofóbicos – por trás de quase todo islamofóbico tem um antissemita escondido. A população de Israel é 80% judaica e 18% muçulmana. Praticamente todos israelenses são afetados por esta linguagem.

Hillary pode ter uma enormidade de problemas. Mas conhece e respeita Israel. Não é uma candidata maluca. E ao menos 4 em cada 5 americanos de origem judaica devem votar nela. Trump claramente não é um candidato republicano no qual Israel e os palestinos podem confiar. Não se trata de um Mitt Romney, de um John McCain. Ou alguém acha que eles também publicariam um tweet antissemita?


No hay comentarios: