26 de marzo de 2016

HORTO DAS OLIVEIRAS — Lugar sagrado, de graças e bênçãos especiais

Agência Boa Imprensa – ABIM

HORTO DAS OLIVEIRAS — Lugar sagrado, de graças e bênçãos especiais

Plinio Corrêa de Oliveira
Horto das Oliveiras
Trecho de uma conferência de Plinio Corrêa de Oliveira, proferida em 11 de janeiro de 1989, sem revisão do autor.
Há um princípio que a piedade católica admite como certo: quando em algum lugar ocorreu algo de muito sagrado, de algum modo aquele lugar fica também sagrado.
Um exemplo supremo: o Horto das Oliveiras [foto acima], o lugar sagrado onde se passou a Agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Lugar da luta d´Ele diante da perspectiva da morte e de tudo quanto se sucedeu; lugar onde Ele esteve, sofreu e derramou o primeiro Sangue da Paixão. Esses fatos tornaram sagrado aquele lugar.
Nesse lugar abençoado, quem ali se encontra poderá receber muitas graças, pelas quais se é levado ao amor de Deus, ao arrependimento, à compunção, à piedade e à compaixão para com o Cordeiro de Deus, que ali sofreu para nossa salvação.
Igreja do Santo SepulcroNesse sentido, o lugar por excelência é o Santo Sepulcro [foto ao lado], pois recebeu o corpo de Nosso Senhor, e ali Ele ressuscitou. Basta isto para se entender tudo.
Esses lugares são particularmente dignos de reverência. Daí o fato de se guardar deles, à maneira de relíquia, alguma porção de terra, pois trata-se da terra em que há dois mil anos pousou a planta dos pés do Homem-Deus. Estando nestes lugares, não é possível a pessoa não se prosternar e reverenciar.
Também tornam-se sagrados os locais onde se passaram os grandes fatos históricos, os grandes atos de coragem, de virtude, de renúncia, de grandeza de horizontes da história da Cristandade.

No hay comentarios: