17 de diciembre de 2015

Em política, dois agora é pouco



Em política, dois agora é pouco

Parece estar chegando ao fim a era do bipartidarismo de fato que caracterizou a política europeia dos últimos muitos anos e que influenciou outras regiões.
Exemplos mais recentes: na França, nas eleições regionais de domingo (13), a ultradireitista e xenófoba Frente Nacional introduziu uma cunha na tradicional disputa entre direita e esquerda.

É verdade que a FN não conseguiu ganhar em nenhuma das 13 regiões em jogo, mas ficou com 27,44% dos votos, menos de dois pontos atrás da coalizão de esquerda liderada pelos socialistas (29,3%).
Yves Herman - 13.dez.2015/Reuters
Supporters of French National Front political party leader and candidate Marine Le Pen react after results in the Nord-Pas-de-Calais-Picardie region for the second-round regional elections in Henin-Beaumont, France, December 13, 2015. REUTERS/Yves Herman ORG XMIT: SAA82
Apoiadores da Frente Nacional na região Nord-Pas-de-Calais-Picardie no dia do segundo turno
Só perdeu duas das regiões em que ficara bem na frente no primeiro turno pela coragem do PS de retirar suas candidaturas e pedir votos para a direita, para barrar a extrema direita.

Prova de que a FN quebrou o bipartidarismo é, por exemplo, o anúncio do primeiro-ministro Manuel Valls, após os resultados, de medidas imediatas contra o desemprego, que, na altura de 10,2%, permanece como o primeiro fator de voto na Frente Nacional, segundo o jornal "Le Monde".

Parece ser evidente, pois, que o arranhão severo no bipartidarismo é um filho direto da crise de 2008, por sua vez responsável pela teimosa persistência de um desemprego elevado.

Vale para a França, vale para a Espanha, em que as eleições do próximo domingo (20) mostrarão uma ruptura ainda mais notável do bipartidarismo, que vem desde o fim da ditadura franquista, o que já faz 40 anos.

Se as pesquisas estiverem certas, desabará o voto nos tradicionais Partido Popular (conservador) e Partido Socialista Operário Espanhol (centro-esquerda).
Na eleição imediatamente anterior à crise de 2008, PP e PSOE levaram, juntos, 83,8% dos votos.

Agora, segundo a média das pesquisas, o PP ficará com 27%, e o PSOE, com 21%. Uma sangria conjunta, portanto, de quase 36 pontos percentuais.

Essa cesta de votos foi para dois partidos novos: Podemos (filho direto do movimento dos indignados, que protestavam contra a crise) e Cidadãos, nascido da resistência ao nacionalismo catalão, mas que, nos últimos dois anos, se nacionalizou.
Pierre-Philippe Marcou - 24.ago.2015/AFP
Spanish Euro Deputy and leader of left-wing protest party Podemos Pablo Iglesias gestures at a press conference during a meeting of the party's coordination board at it's headquarters in Madrid on August 24, 2015. AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU ORG XMIT: PPM401
O eurodeputado Pablo Iglesias, do Podemos, fala à imprensa na sede do partido, em Madri
Na mais recente pesquisa publicada pelo jornal "El País", esses dois movimentos estão em empate técnico com o PSOE (19% e 18%, respectivamente, contra 21% dos socialistas). O governista PP lidera com 25%.

"Somente é possível entender o labirinto político espanhol à luz da profunda crise vivida a partir de 2008", escrevem, para a revista "Nueva Sociedad", César Renduelas e Jorge Sola, ambos da Universidade Complutense de Madri.

A Espanha viveu cinco anos de lacerante recessão, uma ferida não cicatrizada nem com a recuperação dos dois anos mais recentes: a economia ainda é 4,6 pontos percentuais mais magra do que o teto alcançado em 2008.

Os dois partidos que geriram a recessão perderam metade dos votos que tinham. Ganhe quem ganhe agora, terá que conviver com os novos atores, filhos da crise e nascidos de baixo para cima.

E, no Brasil, em crise igualmente lacerante, não vai acontecer nada em termos partidários? A rua continuará espectadora do desastre? 

No hay comentarios: