18 de enero de 2015

Ross Douthat: França, una Síntese da Europa - France, the Crucible of Europe -- Bilingüe

O Estado de S. Paulo , terça-feira, 13 de janeiro de 2015

França, una Síntese da Europa

Ross Douthat, The New York Times

A França Que foi vítima de um ataque terrorista selvagem na semana passada é a França Que há Décadas e Séculos se inquieta com seu próprio declínio . Ela tem Visto seu Relativo Poder diminuir, sofrendo derrotas e humilhações Por instancia de parte de Forças Rivais, dos navios da Grã-Bretanha aos soldados nazistas da Alemanha eo Poder invasivo da cultura americana populares.

Essas inquietações antigas foram ressaltadas pelo ataque mortal ao Charlie Hebdo, um ataque Ligado a todos os DIVERSOS fantasmas Que rondam un França contemporânea: o medo da islamização insidiosa , o anti-semitismo Crescente, os Temores hacer Crescente Poder da extrema e Direita un força da Reação os contraindicaciones muçulmanos - e tudo isso Ligado num SENTIDO mais amplo, em meio un estagnação Econômica uma, una élite deslealdade da do Continente. Mas apesar desses Temores, un França não é um País Forças irrelevante ou sem . Pelo Contrário, ela ESTA SE tornando Cada Vez mais Importante e mais fundamental para o futuro da Europa e do Ocidente.

Não, una era dos Reis Sol não retornará . Mas Política, culturales e mesmo intelectualmente, eventos os na Cercanos França nos 50 anos poderão Ser mais Importantes hacer Que los antes das duas Guerras Mundiais. Na verdade, mais do Que un Alemanha, un Grécia, ou un Grã-Bretanha, E na França que o destino do século 21 Podera última em Ser Instância Decidido.

. O Pais tem una maior População Muçulmana Entre Todos os Grandes Países europeus procedimientos contradictorios dessa População estao mais assimiladas e muito mais Outras radicalizadas hacen Que em qualquer outra instancia de parte hacer Continente - 16% dos cidadãos Franceses apóiam o EI Segundo uma pesquisa Realizada sin ano passado.

Não surpreende, portanto, Que una resposta ao islamismo também esteja Dividida. Os muçulmanos são VISTOS de Modo mais favorável na França hacer Que em qualquer outra Região da Europa Ocidental . De Modo Que, sí Existe um Caminho para uma maior Inclusão e assimilação dos muçulmanos, provavelmente ele Será aberto na França . E se una tão temida extrema Direita EUROPEIA sair da marginalidade párrafo se tornar uma corrente Dominante, provavelmente observaremos esse fato primeiramente em París.

De qualquer Maneira, o papel da França Devera se tornar mais Importante, ao Contrário do Alemão, Influencia cuja diminuir vai. Un demografia, fonte de tanta aflição no passado, repentinamente favorece un França. Os alemães são ricos, mas sua população envelhece, ao passo Que , mesmo em meio à crise econômica, un taxón de natalidade na França Aumenta drasticamente (sugerindo um certo Otimismo em meio à apatia). Em torno de 2050, un França Podera ter novamente una maior economia e população da Europa - O que un tornará Dominante numa Europa mais Integrada, ou una maior potência Econômica num Continente ainda mais Dividido hacer Que hoje.


Se Existe alguma coisa Que Podera sacudir o Ocidente do seu atual sopor de final, de um ciclo histórico , sándalo novo conflito ou Síntese ideológicos, isso Devera ocorrer primeiramente no de Lugar onde Tantas revoluções nasceram . A França sempre foi O Pais DOS Extremos - absolutista e republicana , católica e anticlerical, comunista e fascista . Agora, uma mais Vez é O lugar onde Forças robustas Estão colidindo e onde como incertezas culturais, sobre o Islã, o secularismo , o nacionalismo, una Europa, e un Própria modernidade - sugerindo Que novas Forças em breve surgirão. O declínio é verdadero, mas o futuro não this escrito. Se a Europa ainda se tornar palco de Transformações Históricas, para o bem ou para o mal, isso ocorrerá em primeiro Lugar na bela França .


========================================================================

 





No hay comentarios: