22 de mayo de 2015

Prestar atenção? Só durante 8 segundos

Prestar atenção? Só durante 8 segundos

O Globo, sexta-feira, 15 de maio de 2015

Se já era difícil captar a atenção das pessoas quando as tecnologias digitais não existiam, agora ficou pior. Um estudo desenvolvido pela Microsoft revelou que o tempo médio de atenção das pessoas caiu de 12 segundos no ano 2000 para oito em 2013. A queda no nível de concentração coloca os humanos num nível abaixo até mesmo de um peixinho dourado, que é capaz de se manter atento por até nove segundos.

De acordo com a pesquisa, a diminuição é fruto da revolução móvel — com a chegada e contínuo aperfeiçoamento de smartphones e tablets —, que disseminou a conexão ao ambiente digital de maneira constante.

“Pessoas que ficam conectadas em vários dispositivos ao mesmo tempo encontram dificuldade para filtrar estímulos irrelevantes — e são mais facilmente atraídas por múltiplos fluxos de mídia”, aponta o relatório.

Cérebro multitarefa

A pesquisa, feita no Canadá, monitorou duas mil pessoas e estudou a atividade cerebral de outras 112 através de eletroencefalogramas. Além da perda nos níveis de atenção, o estudo identificou que o cérebro desenvolveu uma capacidade muito maior de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Segundo a Microsoft, as transformações são fruto da habilidade do cérebro de se adaptar a novas condições. A queda nos níveis de atenção seria então uma consequência da evolução para a internet móvel.


O estudo também identificou uma diferença de comportamento entre as gerações. Pelo menos 77% dos jovens de 18 a 24 anos responderam que, quando nada prende a atenção deles, a primeira coisa que fazem é olhar o celular. Na faixa etária de mais de 65 anos, apenas 10% responderam ter o mesmo comportamento. Quando perguntados se a última coisa que fazem antes de dormir é olhar o celular, 73% dos jovens responderam que sim, contra 18% dos idosos.

No hay comentarios: