4 de marzo de 2015

NETANYAHU É OVACIONADO NO CONGRESSO AMERICANO

Israel PM Netayahu address to US Congress March 3 2015



NETANYAHU É OVACIONADO NO CONGRESSO AMERICANO
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu advertiu, nesta terça-feira, num histórico pronunciamento para as casas conjuntas do Congresso americano, que o acordo nuclear que está tomando forma entre o Irã e as potências ocidentais "abre o caminho para que o Irã" construa uma bomba nuclear, em vez de bloqueá-lo, e pediu aos líderes americanos para andar longe do que ele chamou de "um negócio muito ruim."
O acordo emergente, segundo ele disse aos congressistas e senadores reunidos, deixaria Teerã com "uma vasta infraestrutura nuclear" que o colocaria perigosamente perto da capacidade de construir uma bomba nuclear. "Este acordo não vai impedir o Irã de desenvolver armas nucleares. Vai garantir que o Irã obtenha armas nucleares e um monte delas. "

Prime Minister Benjamin Netanyahu addresses a joint meeting of the US Congress at the Capitol in Washington, DC, on March 3, 2015. (photo credit: Nicholas Kamm/AFP)
ASSISTA A FALA COMPLETA:    https://www.youtube.com/watch?v=aOiZMdPFE6g

Netanyahu falou pouco depois de o Secretário de Estado norte-americano John Kerry se reunir por mais de duas horas na Suíça com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, na esperança de concluir um acordo internacional no final deste mês para tentar conter as ambições nucleares de Teerã.
Mas Netanyahu disse que, embora o acordo emergente colocaria certas limitações sobre o programa nuclear do Irã, elas não seriam o suficiente para evitar uma fuga nuclear dentro de "cerca de um ano, pela avaliação dos EUA, ou por um período mais curto, segundo Israel".
Obama speaking Monday ahead of Netanyahu's speech (Photo: Reuters)

Ele criticou ainda a cláusula que iria levantar muitas das limitações impostas ao Irã, após um período de 10 anos. Uma década, disse ele, era "um piscar de olhos" para uma nação.
Netanyahu também rejeitou a eficácia dos controlos das Nações Unidas sobre as instalações nucleares do Irã, dizendo: "Os inspetores documentam violações, eles não tem como detê-las. Inspetores sabiam quando a Coreia do Norte começou a bomba, mas isso não impediu que (os norte-coreanos) eles construíssem a bomba".
"O maior perigo que enfrenta nosso mundo é o casamento do Islã militante com armas nucleares", disse ele. Ele previu que o acordo, tal como está, seria alterar a região para o pior, criar uma corrida armamentista nuclear e transformar o Oriente Médio num "barril de pólvora nuclear". Enquanto negociava, o Irã estava apoiando o terrorismo contra Israel, bem como ameaçando os interesses americanos em todo o Oriente Médio.
Antes de levantar as sanções, disse Netanyahu, o mundo deveria exigir que o Irã cesse seus ataques contra outros países da região, pare de apoiar o terrorismo em todo o mundo, e "pare de ameaçar aniquilar meu país, Israel, o primeiro e único Estado judeu.
Obama speaking Monday ahead of Netanyahu's speech (Photo: Reuters)

Evocando o feriado de Purim, que comemora a sobrevivência de uma trama persa para destruir o povo judeu, o primeiro-ministro disse: "Hoje o povo judeu enfrenta outra tentativa por mais um potentado persa para destruí-lo. O líder supremo do Irã, aiatolá Khamenei, vomita o ódio mais antigo do antissemitismo com a nova tecnologia. Ele Tweetou em Inglês que Israel deve ser destruído. "
Durante seu discurso, o primeiro-ministro disse que ele estava bem ciente da controvérsia criada por seu discurso e disse que esta não era de todo a sua intenção.
Netanyahu fez um grande esforço para expressar sua gratidão a Obama por seu apoio continuado a Israel. Ele disse que estava "profundamente honrado" pela oportunidade de falar pela terceira vez para "o corpo legislativo mais importante do mundo", e agradeceu a ele por seu apoio a Israel "ano após ano, década após década."

No hay comentarios: