10 de marzo de 2015

Lançada na Alemanha nova biografia de Plinio Corrêa de Oliveira

Agência Boa Imprensa – ABIM

Lançada na Alemanha nova biografia de Plinio Corrêa de Oliveira

Renato Murta de Vasconcelos
Agencia Boa ImprensaAcaba de ser publicada na Alemanha, pela Patrimonium-Verlag, a primeira biografia de Plinio Corrêa de Oliveira em língua alemã. O autor, Mathias von Gersdorff, publicista de renome em seu país, traça de modo conciso os obstáculos, as lutas, os contragolpes, as perseguições e os sofrimentos nas principais fases da vida daquele a quem muitos escritores, no Brasil e no Exterior, vêm denominando de “o Cruzado do século XX”.
Intitulado Begegnung mit Plinio Corrêa de Oliveira — Katholischer Streiter in stürmischer Zeit (Encontro com Plinio Corrêa de Oliveira — Paladino católico em tempos de procela) e contando com um prefácio de Roberto de Mattei, professor na Universidade Europeia de Roma, o livro visa ser uma introdução da figura de Plinio Corrêa de Oliveira, apresentando aos leitores do mundo germânico as linhas mestras de seu pensamento e o escopo de sua obra. O autor, que conheceu pessoalmente o biografado e com quem teve inúmeras e longas conversas, delineia um quadro sucinto e claro da situação religiosa, social e política do Brasil na primeira metade do século XX, facilitando assim ao leitor a compreensão do ambiente e do meio em que nasceu e se formou o grande “paladino católico”.
Mathias von Gersdorff pinta com rápidas pinceladas o Brasil da República Velha (1889 a 1930), um país católico com uma política ateia, cuja alta sociedade, túmida de pensamento positivista, ainda conservava o tônus aristocrático do período monárquico. A família de Plinio Corrêa de Oliveira, o papel de Da. Lucilia, sua mãe, na formação de sua mentalidade católica e contra-revolucionária; os primeiros embates de Plinio no Colégio São Luiz, seus estudos na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco e a fundação da Ação Universitária Católica; sua entrada para o movimento das Congregações Marianas, a Liga Eleitoral Católica e sua eleição para a Assembleia Nacional Constituinte de 1934; sua atuação à frente do jornal “O Legionário”; as perseguições depois da publicação da obraEm defesa da Ação Católica; a fundação do mensário Catolicismo e posteriormente da TFP em 1960; e seu papel na luta contra o comunismo no Brasil nas décadas subsequentes, são outros tantos tópicos expostos na biografia.
Ela aborda também o pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira ao apresentar as ideias-mestras do ensaio Revolução e Contra-Revolução, do livro Reforma Agrária: Questão de Consciência, de A liberdade da Igreja no Estado Comunista e de seu último livro Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII. Por fim, a biografia apresenta o Prof. Plinio como fidelíssimo filho da Santa Igreja, a quem devotou toda a sua vida como escravo de amor da Santíssima Virgem, disposto a enfrentar todos os sofrimentos que Ela lhe pedisse em prol da Causa Católica. E não foram poucos. Tanto de alma quanto de corpo.
O texto da biografia é ademais de fácil e atraente leitura, porque Mathias von Gersdorff soube permeá-lo de observações tiradas de seus contatos pessoais com o biografado. O autor conheceu Plinio Corrêa de Oliveira em junho de 1990, no auge da campanha da TFP de apoio à declaração de independência da Lituânia. Nos anos subsequentes manteve vários encontros com o Fundador da TFP brasileira, a quem ajudou na coleta de documentação para um eventual apêndice à edição alemã de Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII.
Plinio Corrêa de Oliveira já é conhecido pelo público católico conservador da Alemanha, onde foram editadas as obras Revolução e Contra-Revolução e Nobreza e elites tradicionais análogas. De sua Via Sacra, publicada originalmente em Catolicismo, foram difundidos pela DVCK e.V. mais de 100.000 exemplares. Contudo, faltava uma exposição mais acurada de sua vida, pensamento e obra. Essa lacuna é preenchida agora por Mathias von Gersdorff em seu livro Encontro com Plinio Corrêa de Oliveira.
Prova do interesse suscitado pela biografia são as diversas cartas de personalidades eclesiásticas de relevo dirigidas ao Autor (vide quadro ao lado).
Encontro com Plinio Corrêa de Oliveira é um livro que certamente interessará também aos leitores brasileiros: não deixa de ser atraente considerar essa personalidade ímpar que foi o Prof. Plinio, analisada a partir da ótica germânica. Esperemos que logo possa vir a lume uma edição em língua portuguesa.

Alguns prelados que já comentaram a nova biografia de Plinio Corrêa de Oliveira

Agencia Boa ImprensaCardeal Walter Brandmüller
“Alegrei-me muito por várias razões com a sua biografia “Encontro com Plinio Corrêa de Oliveira”. De um lado, ela ilumina uma realidade da Igreja universal, infelizmente ainda bastante desconhecida ou apresentada unilateralmente: O Catolicismo do Brasil, portanto da “Terra do Futuro”, descrita por Stefan Zweig. Seu livro traz à memória os conflitos que a Igreja Católica teve que enfrentar no Brasil e na América do Sul no século XX. Plinio Corrêa de Oliveira esteve no centro do acirrado embate da Igreja com o comunismo, que foi durante décadas a grande ameaça para a Fé católica na América do Sul. De outro lado, seu livro torna também acessível ao leitor o espírito com que Corrêa de Oliveira se lançou à luta: Fiel ao Magistério católico e sempre confiante na Providência Divina e na contínua proteção da Virgem Maria”.

Agencia Boa ImprensaDom Wolfgang Haas, Arcebispo de Vaduz (Lichtenstein)
“Já muitos escritos de e sobre Plinio Corrêa de Oliveira me têm fortemente impressionado e edificado. Não foi diferente o que se passou comigo quando li esta nova biografia, a primeira em língua alemã, que lhe é dedicada. Agradecimento e reconhecimento devem ser dados ao Autor por suas profundas explanações. Em virtude dessa biografia pode-se apreender muito bem em que contexto cultural e político Plinio Corrêa de Oliveira se engajou incansavelmente pela Igreja Católica e como surgiu sua obra de apostolado. As adversidades e os ataques que ele teve de vencer são impressionantes. Porém, mais impressionante ainda é para mim a confiança na Providência Divina e na ajuda perpétua da Virgem Maria com que ele perseverou em sua meta: ser fiel à Fé católica e não fraquejar apesar de todos os obstáculos. Como bem diz o subtítulo do livro, foi Plinio Corrêa de Oliveira verdadeiramente um paladino católico em tempos procelosos. E eu acrescento: ele foi também um exemplo e um modelo para os católicos de hoje, para que nós, em face das tempestades que ameaçam a nau da Igreja, não caiamos numa indiferença apática, mas avancemos com coragem sob a bandeira da Santíssima Virgem, conscientes de que, por fim, o seu Imaculado Coração triunfará.”

Agencia Boa ImprensaDom Athanasius Schneider, Bispo-auxiliar de Astana (Cazaquistão)

“Alegrei-me sobremaneira com a nova biografia em alemão de Plinio Corrêa de Oliveira. Ela resume de modo sucinto a vida do escritor e homem de ação brasileiro, sem deixar de abordar as etapas essenciais de sua vida e suas obras mais importantes. Naturalmente me agradou de modo especial que o Autor tenha sublinhado o engajamento de Plinio Corrêa de Oliveira em prol dos católicos de além Cortina de Ferro. Numa época em que não poucos no Ocidente se conformaram com o fato de que uma importante parte da humanidade tenha sido obrigada a viver sob o jugo comunista, Corrêa de Oliveira lutou incansavelmente contra esta ‘vergonha do século XX’, como a denominou o Cardeal Joseph Ratzinger. A vida de Plinio Corrêa de Oliveira mostra que a Providência Divina jamais abandona a sua Igreja, suscitando também leigos que sabem interpretar os ‘sinais dos tempos’ e agir em consequência.”

Agencia Boa ImprensaCardeal Raymond Leo Burke, Patrono da Soberana Ordem Militar de Malta
“Meus cordiais agradecimentos por sua amabilíssima carta de 13 de janeiro passado que o senhor deixou na minha residência, por ocasião de sua visita a Roma. Obrigado por incluir junto à carta o presente da biografia de Plinio Correa de Oliveira, Begegnung mit Plinio Correa de Oliveira — Katholischer Streiter in stürmischer Zeit, que acaba de ser publicada. Dou-lhe minhas congratulações cordiais pela publicação da biografia do grande leigo católico brasileiro, o qual, como o senhor corretamente observa, é sob tantos aspectos um modelo para nós nestes tempos difíceis na vida da Igreja! Fico muito agradecido por um exemplar deste livro.
Agradeço-lhe especialmente por suas orações por mim. Por favor, continue assim, porque tenho muita necessidade delas.
Invocando a benção de Deus para o senhor e todos os seus labores, e confiando suas intenções à intercessão de Nossa Senhora de Altötting, de São Miguel Arcanjo, de São José e dos Santos Pedro e Paulo, permaneço
seu devotadamente no Sagrado Coração de Jesus
e no Imaculado Coração de Maria.

No hay comentarios: