4 de agosto de 2013

Falta aos EUA uma família real

 O Estado de S. Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2013

Falta aos EUA uma família real

Nota del Blog. Curioso, en la nación de la democracia por antonomasia falta una familia real, y en España parece que para algunos sobra. «Cosas veredes, Sancho, que farán fablar las piedras»

Gail Collins, The New York Times

Começo a achar que uma família real poderia ter certa utilidade nos EUA. Enquanto a Gra-Bretanha aguardava a chegada do mais novo Windsor, em Nova York esperávamos o segundo capítulo do escândalo sexual de Anthony Weiner. Os britânicos tiveram mais sorte. “Eu disse que havia mais coisas”, lembrou em tom petulante aos repórteres o deputado caído em desgraça, candidato a prefeito, quando surgiram os boatos de que ele estaria [se pervertendo] pela internet.

Há um ponto nos escândalos políticos em que o mau comportamento deixa de ser uma brincadeira para tornar-se apenas algo triste e deprimente. Chegamos a esse ponto com Anthony Weiner.

O que há nos EUA mais próximo de uma família real é a do presidente, e eles costumam ser homens de meia-idade que produzem bem poucos eventos marcantes para a família. E mesmo quando o fazem, a reação do país às vezes é particularmente mal-humorada.

Realmente faz sentido criar um grupo de pessoas com o objetivo especifico de inspirar notícias para o público se sentir bem, ou ter um comportamento suficientemente mau para desviar a atenção do que interessa. Sucesso garantido. Com exceção do custo, embora uma monarquia seja ainda bem menos dispendiosa do que os subsídios para o algodão dados nos EUA.

No hay comentarios: