31 de agosto de 2013

Após dançar com palestinos, soldados de Israel são punidos

Após dançar com palestinos, soldados de Israel são punidos
DIOGO BERCITODE JERUSALÉM
Dois soldados israelenses foram suspensos após a divulgação, rapidamente tornada viral, de um vídeo em que aparecem dançando em um casamento palestino. Eles estavam fardados, com capacetes de camuflagem.
Os militares participavam de uma patrulha da brigada Givati em Hebron, na Cisjordânia, quando se juntaram a jovens árabes dançantes.
Durante o trecho do vídeo, a trilha sonora é o "Gangnam Style" do sul-coreano Psy.
Procuradas pela Folha, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que o episódio é "grave". "Se expuseram a perigo desnecessário e foram indisciplinados", disse o porta-voz militar Roni Kaplan.
A revista israelense "972" classificou o fato como "dos mais bizarros do ano", já que esse tipo de interação entre soldados israelenses e civis palestinos, além de proibida aos militares, é incomum.
A cidade de Hebron, onde colonos e palestinos vivem em uma complexa e volátil configuração urbana, é símbolo da violência da resistência contra a ocupação israelense na Cisjordânia.
Há cerca de 250 mil palestinos em Hebron e até 850 colonos, concentrados nos entornos da cidade antiga.
A julgar pelo vídeo, contudo, os convidados do casamento pareciam à vontade com a presença dos soldados. Um deles ergue um militar nos ombros. Diversos presentes registram o momento em seus celulares.
Segundo o israelense Canal 2, a festa foi organizada por uma família ligada à facção palestina Hamas, inimiga do Estado de Israel. O grupo controla a faixa de Gaza, enquanto o Fatah governa a Cisjordânia.
Veja o vídeo

No hay comentarios: