6 de junio de 2014

TZIPI LIVNI CELEBRA CASAMENTO [HOMOSEXUAL] EM ISRAEL









 Edição 360    Diretor / Editor: Osias WurmanSexta, 06 de junho de 2014
TZIPI LIVNI CELEBRA CASAMENTO [HOMOSEXUAL] EM ISRAEL
http://www.owurman.com/images/linha_pontilhada.gif
A ministra da Justiça e chefe negociadora da paz de Israel, Tzipi Livni, presidiu um casamento civil do mesmo sexo, apesar do fato de que a lei israelense ainda não reconhece casais homossexuais.

Livni chegou, segunda-feira à noite, em um salão de eventos em Jaffa e realizou a cerimônia, depois dos parceiros solicitarem que ela participasse para dar a sua bênção. A ministra da Justiça agradeceu e até mesmo falou durante o evento, que foi realizado de uma forma judaica, apesar do fato de que a cerimônia não foi realizada por um rabino ordenado.

"Eu não estou aqui como ministra da Justiça", disse Livni, "infelizmente, eu não tenho a autoridade legal para vincular oficialmente Guy e Tzach em uma união reconhecida pelo Estado de Israel - o país de seu nascimento, para a qual serviram no exército, e em que eles querem viver suas vidas juntos."


Livni lamentou a situação jurídica em que o casamento civil de casais homossexuais não é reconhecido pelo Estado, apesar do fato de que as cerimônias são realizadas.
"Apesar das minhas melhores intenções, eu não posso prometer que após esta cerimônia ser feita, vocês receberão todos os direitos de que gozam os casais neste país. Mas eu vim aqui com a autoridade de minha posição moral, para dizer que chegou a hora de o Estado aceite qualquer casal que escolheu para amarrar o seu destino juntos, como um casal."
Durante a cerimônia, Livni convidou as mães dos noivos a dizer algumas palavras e, em seguida, instruiu os parceiros para trocarem alianças, o que explicou, são um símbolo de seu compromisso de defender os seus votos um ao outro. Para concluir a cerimônia, Livni orquestrou a tradicional quebra do copo sob o chupa, desta vez um esforço conjunto por ambos os noivos.


Livni falou de seu contato com o casal: "quando Tzach e Guy entraram em contato comigo e me contaram a sua história eu rapidamente percebi que sua experiência foi idêntica à de qualquer jovem casal no início de suas vidas. As histórias que compartilharam comigo me fizeram lembrar do início do meu próprio casamento que, entretanto, sobreviveu por três décadas, e isso é ótimo."
Livni também elogiou o casal, dizendo que "eu fiquei feliz ao saber que Tzach trabalha para o Ministério das Relações Exteriores e, como parte de seu trabalho, ele vai representar Israel com Guy ao seu lado, mostrando a verdadeira face do mundo de Israel."
Livni também afirmou que a cerimônia não era incongruente com os valores judaicos, e certamente não uma afronta a eles: "Eu acredito que o que fui convidada para fazer por Guy e Tzach é de modo algum uma provocação destinada a insultar o Judaísmo. Temos verdadeiro respeito por esta tradição, como podemos ver e entender, um judaísmo aberto, que aceita as pessoas e as respeitam. É por isso que preservaram elementos da cerimônia judaica tradicional em nossa cerimônia atual".



No hay comentarios:

Publicar un comentario